SINOPSE
Margaret Mee e a Flor da Lua é um documentário que retrata a passagem da ilustradora botânica pelo Brasil. Ela viveu no país por 36 anos, realizou 15 expedições à Floresta Amazônica e deixou um importante e valioso legado iconográfico e artístico. Suas ilustrações são, até hoje, uma fonte preciosa de pesquisa para a ciência botânica. Sua técnica de ilustração botânica é reconhecida e equiparada ao trabalho dos grandes ilustradores europeus. Margareth Mee tem reconhecimento internacional e suas obras estão presentes em importantes coleções nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Brasil.
Artista singular que consagrou a arte floral, Margaret Mee morreu no interior da Inglaterra num acidente de carro, em 1988 – mesmo ano em que comemorou seus 79 anos à beira do Rio Negro, quando finalmente conseguiu retratar a tão procurada Flor da Lua (Strophocactus Wittii, também chamada de Selenicereus Witti). A flor é um cacto nativo da Amazônia, que vive apenas uma noite. Essa rara espécie nasce na parte mais alta das árvores. Somente fica visível entre os meses de maio e junho, quando ocorrem as cheias do Rio Amazonas.
Filmado em 2010/2011, em locações na Floresta Amazônica, Londres, Rio de Janeiro e São Paulo, Margaret Mee e a Flor da Lua colheu depoimentos de importantes pesquisadores e estudiosos, como da ilustradora botânica Carmem Fidalgo, dos botânicos Maria das Graças Wanderley e Oswaldo Fidalgo ambos do Instituto de Botânica de São Paulo; dos botânicos ingleses Sir Ghillean Prance e Simon Mayo; do escritor e amigo inglês Tony Morrison; de Sylvia Brautigam, curadora do acervo de Margaret Mee, dentre outros.
FICHA TÉCNICA
Produção: Elisa Tolomelli
Direção: Malu De Martino
Narração: Patricia Pillar
Produção Executiva: Monica Zennaro
Direção De Fotografia: Julia Equi
Trilha Sonora Original: Artur Barreiros
Montagem: Pedro Rossi
Edição De Som: Waldir Xavier
Consultoras: Malena Barretto E Sylvia Brautigam
FESTIVAIS
Rio de Janeiro International Film Festival – 2012 (Premiere Brasil)
36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2012)
Environmental Film Festival in the Nation’s Capital (Washington DC)
6th Valencia Brazilian Film Festival (2013)
15ºFestival du Cinéma Brésilien de Paris (2013)
11th Brazilian Film Festival of New York (2013)
5th Brazilian Film Festival of London (2013)
Brazilian Film & Television Festival of Toronto (2013)
7e Festival du Film Brésilien de Montreal (2013)
8º Encontro Nacional de Cinema dos Sertões (2013)
PRÊMIOS
Melhor Filme (Júri Popular) – Festival de Cinema Brasileiro de Londres (2013)
Melhor Trilha Sonora (Artur Barreiros) – Festival do Sertões (2013)